Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Quaresma: como preparar pratos saudáveis e deliciosos
Receitas - 10/03/2023 15:18:35

A quaresma é um período religioso muito importante para os cristãos, especialmente para os católicos, que dedicam quarenta dias para se prepararem para a Páscoa. Neste período, eles celebram a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, optando por fazer sacrifícios, jejuar e praticar boas ações, como forma de reflexão e penitência. 

 

Além disso, a quaresma também é uma oportunidade para cuidar da saúde e da alimentação. E você pode fazer isso através do consumo de pratos leves, saudáveis e deliciosos, como os que serão apresentados neste artigo. Confira a seguir!

Salada de frutas com iogurte natural

A salada de frutas é uma opção refrescante e saudável para a quaresma. Além de ser fácil de preparar, pode ser uma excelente opção para o café da manhã ou sobremesa, por exemplo. O iogurte natural é um plus para dar uma textura cremosa e um toque extra de sabor.

 

  • Comece escolhendo as frutas de sua preferência, como morangos, bananas, kiwi e manga;

  • Em seguida, lave e corte-as em cubos. Misture as frutas em uma tigela e adicione o iogurte natural;

  • Depois, basta mexer delicadamente até que estejam completamente cobertas pelo iogurte;

  • A sua salada de frutas já está pronta para servir, mas, se preferir, você pode deixá-la na geladeira para ficar ainda mais refrescante e geladinha.

Sopa de legumes com quinoa

A sopa de legumes é uma ótima opção para a quaresma, pois é saudável, nutritiva e fácil de preparar. Adicionar quinoa à sopa aumenta a quantidade de proteína e dá uma textura extra ao prato.

 

  • Refogue a cebola e o alho em uma panela com azeite;

  • Em seguida, adicione os legumes de sua preferência, como cenoura, abobrinha e batata-doce, cortados em cubos pequenos. Cubra-os com água e deixe cozinhar até que estejam macios;

  • Agora é a hora de adicionar a quinoa à panela e deixar cozinhar por mais alguns minutos;

  • Bata a sopa com um mixer ou no liquidificador para obter uma consistência cremosa e ela estará pronta para servir. Sirva quente para uma experiência confortável e deliciosa.

Pão integral com queijo e tomate

O pão integral com queijo e tomate também é outra opção bastante deliciosa e saudável para a quaresma. O pão integral é rico em fibras e nutrientes, enquanto o queijo e o tomate adicionam sabor, textura e nutrientes ao prato.

 

Então, mãos à obra! 

  • Para começar, corte fatias de pão integral e acrescente uma fatia de queijo sobre cada uma de pão. Adicione, em seguida, o tomate sobre o queijo;

  • Tempere com sal e pimenta a gosto, e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos, até que o queijo esteja derretido. 

Dica: se preferir, também pode colocar na Airfryer por 5 minutos ao invés do forno preaquecido.

Peixe grelhado com legumes assados

O peixe grelhado é uma excelente alternativa para a quaresma, pois é leve, saudável e bem fácil de preparar. Além disso, ao servir com legumes assados, você adiciona uma variedade de nutrientes e sabor ao prato.

 

Prepará-lo é simples: 

  • Comece temperando o peixe com o sal, a pimenta e o limão, e coloque-o para grelhar;

  • Enquanto o peixe grelha, corte os legumes que você mais gosta em pedaços pequenos, como abobrinha, berinjela, cebola e pimentão. Tempere-os com azeite, sal e pimenta a gosto;

  • Coloque os legumes em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até que estejam macios e levemente dourados;

  • Sirva o peixe grelhado com os legumes assados.

Encontre os melhores ingredientes para a sua quaresma no Mart Minas!

Com essas quatro opções de pratos saudáveis e deliciosos, você pode aproveitar a quaresma de forma ainda mais especial. São receitas simples e nutritivas, que podem ser preparadas em casa facilmente. 

 

E, se você está se questionando onde encontrar os melhores ingredientes para a sua quaresma, lembre-se que aqui no Mart Minas você encontra todos! Nós temos uma grande variedade de peixes frescos, frutas, verduras e legumes com o melhor custo-benefício da região.

Não perca tempo, anote tudo que você precisa e venha para a unidade mais próxima se preparar para fazer refeições maravilhosas com as melhores marcas e produtos. Estamos esperando por você no maior atacarejo de Minas Gerais!


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.