Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Dicas para organizar a casa e diminuir os sintomas da rinite
Acontece - 16/06/2020 15:39:12

Os que sofrem com sintomas da rinite alérgica sabem bem que passar o dia, ou até mesmo vários dias, enfrentando coceira no nariz, garganta e olhos; espirros; olhos lacrimejantes; coriza e mais, não é uma tarefa fácil. Atualmente cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem com esses sintomas, que nada mais são do que uma resposta do corpo ao contato com substâncias consideradas por ele como estranhas.

Pensando nisso, preparamos 10 dicas de organização e limpeza da casa, para que ela permaneça como um ambiente saudável e confortável aos alérgicos. Vamos lá?

1 – Mantenha os ambientes arejados

Os cômodos da casa precisam de iluminação e ventilação para manutenção da qualidade do ar. Durante o dia é importante abrir portas e janelas para facilitar a circulação de ar e evitar que microrganismos se proliferem.

2 – Cuidado ao entrar em casa

Quando você volta da rua carrega nas roupas e sapatos poeira e substâncias que causam alergia, por isso o ideal é retirar os sapatos antes de entrar em casa e deixá-los em local com bastante ventilação. Além disso, é importante não deitar na cama ou no sofá com as roupas usadas na rua.

3 – Vamos aspirar!

Por mais acostumados que somos com o hábito de varrer a casa na hora da limpeza, esse ato pode ser prejudicial aos alérgicos, por levantar poeira e outros elementos que certamente causarão o surgimento de sintomas da rinite. Por isso, o ideal é que os cômodos sejam aspirados ao invés de varridos.

4 – É a vez do pano úmido!

Na hora de retirar o pó de móveis e superfícies evite realizar a ação com pano seco ou espanador, pois eles também vão levantar a poeira. Dê preferência aos panos úmidos.

5 – Cheiro de limpeza

Nem sempre os produtos mais perfumados são os indicados, principalmente no caso dos alérgicos que podem reagir mal a cheiros intensos e por isso devem optar por limpar a casa com álcool, produtos sem cheiro ou detergentes biodegradáveis. Usar limão, vinagre e bicabornato na hora da limpeza podem ser uma boa estratégia na hora de evitar as alergias.

6 – Atenção às roupas de cama

O espaço onde passam a noite é muito importante na hora de conter as alergias, então travesseiros, lençóis e colchões devem receber uma atenção especial. Além de serem trocados regularmente o ideal é que sejam expostos ao sol para evitar umidade e ácaros.

7 – Limpe bem os rejuntes

O banheiro é um espaço que acumula muitas bactérias e por isso deve receber atenção redobrada na hora da limpeza. Os rejuntes são espaços muito adequados para fungos e bactérias, por conta da umidade do ambiente e por isso devem ser limpos frequentemente para evitar manchas escuras, bolor e demais elementos que provocam o surgimento dos sintomas.

8 - Atenção ao acúmulo de objetos.

Itens decorativos em excesso nos ambientes, assim como acervo de livros e revistas podem ser a oportunidade perfeita para o acúmulo de poeira e por isso devem ser evitados, principalmente nos quartos. É importante retirar o pó frequentemente desses itens e evitar acumular objetos empilhados e encaixotados, pois dessa forma eles também podem ser prejudiciais aos alérgicos.

9 – Cuidado com os pelos de animais

Por mais que os animais domésticos sejam parte importante na vida de seus donos, no caso dos alérgicos é necessário cautela em relação aos pelos. Se o bichinho vive dentro de casa é mais do que importante que os ambientes recebem mais doses de aspiração de pó, para evitar que os pelos se espalhem pela casa e causem alergias.

10 – Rotina de limpeza.

De forma geral a casa precisa estar sempre bem limpa e organizada para evitar o acúmulo de poeira que prejudica o conforto e bem-estar dos alérgicos. Para isso o ideal é preparar uma rotina de limpeza, onde seja possível realizar um controle sobre a frequência da faxina em cada cômodo, estabelecer um cronograma e garantir que todos os espaços sejam limpos.

Agora com essas dicas fica mais fácil dar adeus aos espirros indesejados!


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.