Selecione
uma unidade
ou mude sua localização.
Blog
Volta às aulas: Dicas para organizar o material escolar
Acontece - 01/02/2023 18:00:35
É bastante comum ver alunos esquecendo de levar caderno, livro ou algum outro material escolar para as aulas do dia. Por isso, saber organizar os materiais escolares pode poupar o estresse e deixar a volta às aulas menos assustadora.
Esse momento não precisa ser tão apavorante quanto parece, afinal, quanto mais preparado, melhor o aluno se sairá desde o primeiro dia. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que o período de volta às aulas seja mais leve e agradável. Aproveite, já corre aqui pro Mart Minas com a lista de materiais e anota as dicas para ser o ano da vida de seu filho!
Como escolher a mochila perfeita
A mochila é uma parte bem importante do material escolar. Então, na hora de escolher a que mais se encaixa ao perfil da criança ou adolescente, é fundamental pensar em quanto material será carregado nela.
Traga o seu filho no setor papelaria e escolar para escolher dentre as nossas várias opções, vendo pessoalmente a noção do tamanho fica mais real. Além disso, já é possível notar se a mochila é confortável de ser carregada e se tem mesmo espaço suficiente.
Lembre-se que forçar vários itens em uma mochila pequena pode acabar danificando não só os materiais como também a própria mochila. E pode ainda aumentar as chances de que algum objeto escape sem ser notado, dificultando no controle dos materiais do dia, por exemplo.
Vale considerar que a maioria das crianças são bastante atraídas pelas estampas e personagens presentes nas mochilas. Por isso, tente achar uma temática sobre o desenho ou personagem que seu filho mais gosta. Dessa forma, ele vai ter mais ânimo ao usá-la e, consequentemente, ao guardar os materiais da melhor forma possível na volta às aulas.
Como criar um cronograma de estudos eficiente
Uma das maiores dificuldades dos estudantes na volta às aulas é se organizar para estudar todos os conteúdos necessários. Quem já procurou saber como fazer isso, certamente, já ouviu falar sobre o cronograma de estudos.
Sem dúvida, essa é uma ótima ferramenta para melhorar a produtividade. Isso porque organiza o tempo livre e os conteúdos que precisam ser estudados conforme os prazos e metas definidos.
Porém, saber como criar esse cronograma é o verdadeiro "x" da questão, pois é quando as dúvidas realmente surgem. Principalmente, porque elaborá-lo de forma planejada é fundamental para conseguir bons resultados. Confira as melhores dicas para um cronograma eficiente:
-
Comece organizando o seu tempo disponível para definir quanto tempo será gasto por dia e até mesmo por matéria;
-
Separe todas as matérias que devem ser estudadas e revisadas para conseguir distribuí-las da melhor maneira;
-
Saiba quais são as prioridades de estudo, assim o planejamento fica bem mais fácil e simples;
-
Defina metas para os estudos, assim você sabe de onde está partindo e onde pretende chegar durante o tempo estudado;
-
Planeje-se para eventuais imprevistos, afinal, mesmo os eventos mais planejados podem sofrer alterações;
-
Não se esqueça do descanso e do lazer. Lembre-se de que as férias precisam ser mesmo o período de descanso. Ou seja, é bom se preparar para chegar com a matéria afiada, mas não a ponto de ficar sem descansar nas férias;
-
Atualize o cronograma de estudos segundo as metas alcançadas, assim será possível ver o andamento real do que foi planejado.
Como preparar a mente para o novo ano escolar
Começar a se adaptar à rotina escolar é uma ótima maneira de preparar a mente para a volta às aulas. Deixar tudo organizado, desde uniformes a materiais escolares, é um ponto bem importante que dá aquela sensação de estar realmente voltando.
Criar uma rotina parecida a de quando as aulas estão acontecendo é outra boa dica, assim a criança não estranha tanto a mudança de horários. Além disso, relembrar conteúdos antigos é uma ótima maneira de refrescar a memória e chegar com a matéria na ponta da língua.
É claro que os professores costumam repassar as matérias antigas antes de começar novos conteúdos, mas é fundamental que os alunos já estejam preparados. Afinal, quanto menos tempo for gasto em revisões, mais tempo os alunos têm de aprender coisas novas.
Usar marcações coloridas, com canetas diferentes para cada matéria estudada, é uma boa tática para rememorar temas trabalhados anteriormente na escola. E, além de ficar bonito visualmente, brincar com as cores pode acabar fazendo com que os estudos fiquem mais interessantes e prazerosos na volta às aulas.