Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

5 dicas importantes para escolher um bom vinho
Bebidas - 23/09/2021 13:24:01

Entre em um supermercado qualquer, escolha o primeiro vinho que encontrar pela frente e pronto: a receita para ter uma péssima experiência na hora de degustar a bebida está feita.
Quem dera fosse fácil assim escolher um bom vinho. Mas não se preocupe, pois as 5 dicas abaixo são simples e vão te ajudar a acertar sempre que for comprar um rótulo para brindar sozinho ou com os amigos. 
Vamos lá!


1. Confira a safra e a variedade da uva

A produção do vinho é baseada em diversas etapas, sendo uma delas o processo de fermentação da deliciosa uva. Aliás, quem nunca ouviu falar do famoso ritual de esmagar uvas com os pés? Pois é… Mas esse papo fica para um outro momento. Voltando ao assunto, por ser um dos principais ingredientes na produção da bebida, a uva é a fruta responsável por definir características como aroma, sabor e até mesmo a qualidade do vinho.

Por isso, saber se a bebida foi feita com apenas um tipo de uva ou com uma combinação delas se torna um fator indispensável na hora de escolher um bom vinho. Outro ponto importante é saber o ano de colheita da uva que está presente na bebida. Essas informações fazem toda a diferença na hora de escolher um vinho saboroso para você apreciar com moderação!

2. Escolha a opção que combina com o momento

Antes de escolher um bom vinho, você deve analisar o momento do dia ou da noite em que ele será servido. Afinal, cada refeição ou ocasião especial combina com um tipo de vinho diferente. Por exemplo, a variedade que combina com uma social entre amigos é diferente daquela que tem harmonia para ser servido em uma festa com mais convidados. Por isso, tudo aqui precisa ser avaliado.

Tenha em mente o tema do evento, se será uma ocasião mais agitada ou calma, os pratos que serão servidos – se serão apenas petiscos ou refeições mais completas, com sobremesas –, e até mesmo a temperatura do ambiente, que pode fazer a diferença na hora de se apreciar a bebida.

3. Avalie as condições do produto

Assim como fazemos com qualquer outro produto, avaliar as condições de embalagem do vinho também é uma forma de adquirir um produto de qualidade. Avalie se a garrafa apresenta rachaduras ou se a rolha se encontra danificada. Caso você perceba alguma dessas irregularidades após a compra, converse com o dono do estabelecimento para trocar o produto.

O armazenamento do vinho é uma das partes mais importantes para manter o sabor e a textura da bebida adequados.

4. Siga a pontuação dos vinhos

Gosto é gosto e cada um tem o seu, não é mesmo? Porém, uma boa dica para quem prefere fazer uma escolha mais certeira e apostar em vinhos já elogiados, principalmente por especialistas, é a de seguir as pontuações dos vinhos.

Utilizado em todo o mundo de diferentes formas, o sistema de pontuação tem como principal objetivo reunir especialistas capazes de classificar os vinhos, distribuindo notas baseadas em algumas características, como sabor, aroma, apresentação, etc.

5. Compre o vinho em um local de confiança 

Não adianta nada seguir todos os passos citados anteriormente se o local responsável pela venda do vinho não se preocupa com o armazenamento, a exposição à temperaturas inadequadas e a higiene do local. Por isso, busque comprar o seu rótulo em estabelecimentos de confiança, como lojas especializadas ou supermercados, caso você queira um melhor custo-benefício.

No Mart Minas, você encontra diversos rótulos maravilhosos e exclusivos com os melhores preços da região. E mais: em nosso YouTube oficial, disponibilizamos uma playlist com diversas dicas para você aproveitar o seu vinho do melhor jeito possível! 

Além disso, para ficar por dentro de todas as nossas ofertas de vinhos, acesse: https://martminas.com.br/ofertas-emporio-dos-vinhos

Tim-tim! 


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.