Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Harmonizando vinho com pratos brasileiros | Empório dos Vinhos Mart Minas
Bebidas - 09/09/2021 16:34:52

O vinho é conhecido por ser uma excelente escolha na hora de acompanhar pratos e refeições mais leves. Porém, para provar que essa bebida oferece diversas possibilidades de combinações deliciosas, vamos mostrar os pratos brasileiros que mais combinam com uma boa taça de vinho.

Ainda existem algumas preparações que, devido às suas histórias, sabores e perfumes, apresentam as características ideais para combinar perfeitamente com o vinho. Alguns exemplos são os queijos e massas, como risotos e canelones.

Com seu aroma e sabor diferenciados, o vinho permite que as pessoas tenham uma experiência única. Afinal, por ter uma composição rica em elementos químicos, a mistura do vinho com o alimento é capaz de gerar sensações indescritíveis.

É por isso que a harmonização é importante na hora de combinar os pratos, já que ela tem como objetivo principal complementar as qualidades do vinho e da receita, elevando o nível da experiência em termos de aromas, sabores e texturas.

Mas não pense que o vinho só pode ser servido quando a refeição for específica para esse tipo de bebida. Muito pelo contrário: as preparações brasileiras caem como uma luva na hora de saborear um bom vinho.

A seguir, vamos apresentar 4 pratos típicos do Brasil que podem ser harmonizados perfeitamente com vinho. Confira!

 

Vinho e feijoada

A feijoada é conhecida como uma comida com grande intensidade de sabores. Afinal, todos os ingredientes dessa receita têm muita potência, fazendo do prato uma verdadeira explosão de sabores. 

Assim, para harmonizar da melhor forma, o vinho ideal a ser escolhido deve ser bastante encorpado e pouco ácido. Se o vinho for muito leve, você sentirá apenas o sabor da feijoada.

Por ter mais corpo, esse tipo de vinho é ideal para que você consiga sentir detalhadamente tanto o sabor do vinho quanto o da feijoada. Além disso, a acidez faz você salivar e ajuda a limpar o paladar para a próxima garfada.

Vinho e feijão tropeiro

Diferente da feijoada, o feijão tropeiro – prato típico de Minas Gerais – é um prato um pouco mais leve e suave, apesar de ainda contar com ingredientes fortes que tornam sua consistência mais potente.

Aqui, o vinho deve ter harmonia perfeita com os pedaços de bacon, linguiça e ovo que compõem o prato. Seguindo a mesma linha da feijoada, o ideal, nesse caso, é escolher um vinho que entregue sabor, potência e acidez.

Assim, você ajuda a limpar o paladar para aproveitar cada garfada do seu delicioso feijão tropeiro.

Espumante e frango com quiabo

Nadando contra a maré do vinho, o espumante se torna uma opção maravilhosa para acompanhar aquela receita de frango com quiabo que o brasileiro tanto ama e não cansa de saborear.

O frescor e a leveza do espumante, misturados ao sabor dessa receita, ficam perfeitos a cada mordida. Além disso, a bebida também é capaz de realçar ainda mais os sabores e temperos do prato.

Diferente do que muitos pensam, o espumante não é uma bebida para ser aproveitada apenas em festas ou grandes comemorações. Afinal, essa opção combina com quase todo tipo de comida.

Porém, se os espumantes não fazem o seu tipo, aposte em um bom vinho rosé ou tinto para saborear seu frango com quiabo da melhor forma.

Vinho e comida de boteco

Por último, mas não menos importante, a nossa querida comida de boteco chegou para mostrar que, apesar de ser uma surpresa, ela harmoniza que é uma beleza. Esses deliciosos petiscos são a melhor pedida para um vinho de uva Malbec.

Esse tipo de vinho tem potência suficiente para suportar o defumado e uma boa acidez para ajudar a limpar o paladar da gordura.

Gostou dessas dicas cheias de brasilidade e sabor?

Continue acompanhando nosso blog e não deixe de aproveitar o Empório dos Vinhos Mart Minas, perfeito para quem gosta de apreciar um bom drink enquanto aproveita diversas promoções especiais!


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.