Selecione
uma unidade

ou mude sua localização.

Blog

Cachorro-quente: dicas e curiosidades que você precisa saber!
Salgados - 05/09/2022 12:30:18

Agora vamos falar daquele lanche incrível que acaba sendo uma deliciosa refeição tanto para crianças quanto para adultos. Estamos nos referindo a ele: o cachorro-quente

 

Essa é uma opção ótima para quando você quer fazer algo diferente em casa, principalmente para quem tem criança em casa. E também é excelente quando você sai à noite com os amigos e bate aquela fome, antes ou depois da festa. 

 

Você chama de dogão ou de cachorro-quente mesmo? Aqui a gente vai falar até sobre o nome dessa delícia que é internacionalmente conhecida. 

 

Se você quer saber o que não pode faltar em um cachorro-quente, como os mais tradicionais são feitos, por que a gente chama por esse nome e até qual a diferença entre hot dog e cachorro quente, leia este artigo até o final.  

 

O que não pode faltar em um cachorro-quente?

Basicamente, o que não pode faltar para um cachorro-quente é a salsicha, que você pode adicionar mais que uma, e o pãozinho. E pronto, você tem um cachorro quente. 

 

Acontece que o dogão brasileiro foi incrementado com várias iguarias que temos aqui e caiu tão bem que, sem algumas delas, parece que o lanche não fica completo. 

 

De qualquer forma, para ser um cachorro-quente, basta ter os dois ingredientes citados acima. Variações tipo: sem o pão, ou com alguma coisa no lugar da salsicha não valem, hein!

 

Então, além dos ingredientes tradicionais, alguns componentes que praticamente já fazem parte da receita oficial, são:

 

  • molhos: maionese, ketchup, mostarda; 

  • acompanhamentos: batata palha, milho, ervilha, cebola frita ou caramelizada e bacon;

  • acompanhamentos especiais: além dos citados, os paulistas também adicionam purê de batata, vinagrete, que também foi adotado em outras regiões do Brasil, catupiry, cheddar e queijo ralado.

 

Como é feito um cachorro-quente?

No geral, a forma como o cachorro-quente é feito é muito simples: basta abrir o pão ao meio e adicionar a salsicha e os demais molhos e acompanhamentos. O que muda de um lugar para outro é a quantidade de cada ingrediente a ser acrescentada e a forma como são preparados. Na maioria dos lugares, os ingredientes quentes são preparados em uma chapa.  

 

No cachorro quente americano, por exemplo, as quantidades dos ingredientes são mínimas, e em alguns lugares do Brasil que seguem o modo original dos Estados Unidos, há menos acompanhamentos e em menores quantidades também. 

 

Outras diferenças em como o é feito o cachorro-quente é que o caseiro costuma ser preparado com molho de tomate e salsichas picadas. Nesse molho, que pode ser feito com tomate, cebola, pimenta, etc, já podem ser adicionados o bacon, a ervilha e o milho. 

 

Qual a diferença de hot dog e cachorro-quente?

Para falar sobre a diferença entre hot dog e cachorro-quente é preciso falar das suas origens. 

 

O hot dog, nome americano que em inglês significa exatamente a mesma coisa que o nome brasileiro do lanche, ficou popular nos Estados Unidos a partir do começo do século XX. Isso aconteceu a partir do grande consumo de salsicha que é feita lá.

 

Portanto, a principal diferença entre hot dog e cachorro quente é que a versão original americana é mais simples e com menos ingredientes: pão, salsicha e molho. O propósito é preservar o sabor individual de cada um. O preparo da salsicha para hot dog, por exemplo, passa pelo seu cozimento a vapor, e depois vai para a chapa com manteiga. 

 

No Brasil, essa salsicha mais parecida com linguiça não é tão encontrada, então o cachorro-quente é feito com salsicha comum e leva vários outros acompanhamentos como os que você viu anteriormente. 

 

Por que chamamos de cachorro-quente?

No Brasil, chamamos de cachorro-quente pela tradução exata do nome original americano. Mas nos EUA, esse nome tem algumas histórias. 

 

Umas das mais conhecidas é a seguinte. Hot dog é um termo que surgiu em abril de 1901 nas arquibancadas do estádio Polo Grounds, durante um jogo do New York Giants, time de beisebol. 

 

Os vendedores ambulantes vendiam salsichas quentes que eram de origem alemã e se chamavam dachshund, mesma nome da raça de cachorro. O cartunista Tad Dorgan achou isso engraçado e fez um desenho de cachorrinhos dachshund sendo oferecidos pelos vendedores ambulantes, ao invés das salsichas. 

 

Como ele não sabia a grafia correta da raça dos cachorros, não existia o Google para pesquisar na época, ele escreveu apenas: "hot dogs". Isso foi publicado no New York Journal, porém o desenho não foi encontrado. 

 

Aparentemente, foi a partir disso que o termo se popularizou e se manteve até hoje. 

 

Veja onde encontrar as melhores salsichas e pães para o seu cachorro-quente

 


Compartilhar com:



Cadastre-se agora e receba ofertas exclusivas

Você recebe nossa newsletter com as melhores ofertas Mart Minas

© Copyright || Mart Minas - Atacado e Varejo. Todos os direitos reservados.